
Sou profissional de vendas no setor de tecnologia da informação há cerca de 25 anos. Iniciei com atividades tais como programação, treinamentos técnicos e consultorias em segurança da informação, porém, a medida em que avançava na minha carreira, mais me aproximava da minha verdadeira “vocação”, vendas. Tudo se consolidou quando me associei a um amigo e criamos nossa própria empresa. Uma empresa de desenvolvimento de software com foco em um produto de gestão de serviços, ou seja, Service Desk. Tudo isso ainda no início dos anos 2000. Pronto, estava lançado o desafio: meu sócio se ocuparia do desenvolvimento do software, sua grande paixão e a mim coube a tarefa de ir para o mercado vender nosso produto.
Sem muito conhecimento e praticando uma abordagem de busca ativa de cliente através de contatos telefônicos, o que era bastante trabalhoso, mas tinha seu valor. Conquistamos as primeiras vendas. O grande diferencial em termos de estratégia, foi a de buscar parceiros de vendas, os chamados resellers. Com resellers posicionados nos principais estados brasileiros, nossa pequena empresa em Florianópolis-SC, começou a vender no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e até em Mato Grosso.
Desta forma, posso afirmar que o grande salto da empresa em vendas se deu por um bom programa de canais de vendas, que tinham uma boa margem para obter lucro da venda do nosso produto. Investimos em treinamentos técnico e comercial para os parceiros de negócio.
Ah! Já ia me esquecendo. Muitas viagens e reuniões presenciais, coisa que nos dias de hoje já podemos otimizar com trabalho remoto. Era comum estar em dois ou até em três estados em uma só semana. Gastamos muitas solas de sapatos.

Em 2008 já figurávamos entre as empresas nacionais de referência de mercado e com uma sólida base instalada, uma equipe multidisciplinar, um belo escritório e uma lucratividade robusta. Em 2009 recebemos a oferta de venda da empresa para um grupo maior e assim finalizamos um ciclo de aprendizagem como empresários e vendedores.
Todo dono de empresa, em qualquer segmento deve aprender a vender e a manter-se bem relacionado com seus clientes e parceiros. Aprendi aqui, que a venda é só uma parte da jornada do cliente. Prospectamos, encantamos, vendemos, porém temos que mantê-los satisfeitos, manter seu produto e serviço relevante ao longo do tempo para que de fato a empresa possa experimentar um crescimento consistente e marcante.